Teoria de Jean Piaget
Construção do conhecimento:
Josiane Lopes, (revista Nova Escola - ano XI - Nº 95), cita que para quando o equilíbrio se rompe, o indivíduo age sobre o que o afetou buscando se reequilibrar. E para Piaget, isso é feito por adaptação e por organização.
Esquema:
Autores sugerem que imaginemos um arquivo de dados na nossa cabeça. Os esquemas são análogos às fichas deste arquivo, ou seja, são as estruturas mentais ou cognitivas pelas quais os indivíduos intelectualmente organizam o meio.São estruturas que se modificam com o desenvolvimento mental e que tornam-se cada vez mais refinadas à medida em que a criança torna-se mais apta a generalizar os estímulos.
Por este motivo, os esquemas cognitivos do adulto são derivados dos esquemas sensório-motores da criança e, os processos responsáveis por esses mudanças nas estruturas cognitivas são assimilação e acomodação.
Assimilação:
É o processo cognitivo de colocar (classificar) novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo (objeto, acontecimento, ...) a um esquema ou estrutura do sujeito.Em outras palavras, é o processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Na assimilação o indivíduo usa as estruturas que já possui.
Acomodação:
É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:
- Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou
- Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.
Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação.
Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo.
O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.
Equilibração:
É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, eesta não acontece.
ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo é um processo de sucessivas mudanças qualitativas e quantitativas das estruturas cognitivas derivando cada estrutura de estruturas precedentes. Ou seja, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.
Essas construções seguem um padrão denominado por Piaget de ESTÁGIOS que seguem idades mais ou menos determinadas. Todavia, o importante é a ordem dos estágios e não a idade de aparição destes.
CURIOSIDADES
PIAGET
- O pai de Piaget, Arthur Piaget, era professor de literatura.
- Piaget com apenas 10 anos publicou, em Neuchâtel, um artigo sobre um pardal
branco.
- Aos 22 anos, Piaget já era doutor em Biologia.
- Piaget escreveu cerca de 70 livros e 300 artigos sobre Psicologia, Pedagogia
e Filosofia.
- Piaget casou-se com uma de suas assistentes, Valentine Châtenay.
- Observando seus filhos, desvendou muitos dos enigmas da inteligência
infantil.
- Vygotsky prefaciou a tradução russa de A Linguagem e o Pensamento da
Criança, de Piaget, de 1923.
- Vygotsky e Piaget não se conheceram pessoalmente.
BIBLIOGRAFIA DE JEAN PIAGET
Muda-se para a Zurique para estudar Psicologia (principalmente psicanálise). |
É convidado a trabalhar com testes de inteligência infantil. |
Assume o Gabinete Internacional de Educação (dedicado a estudos pedagógicos). |
Torna-se membro do conselho executivo e é várias vezes subdiretor geral, responsável pelo Departamento de Educação. |
Observação: Biografia retirada da reportagem "Jean Piaget", escrita pela jornalista Josiane Lopes, da revista Nova Escola, ano XI, nº 95, de agosto de 1996.
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